A tecnologia é uma excelente aliada no nosso cotidiano, e não é diferente quando falamos da administração de condomínios. Ela pode ajudar na relação entre síndicos e condôminos, na segurança, facilitando a prestação de serviços e em diversas outras áreas.

Para ilustrar, podemos citar o dia a dia do síndico, que acumula muitas funções, mas nem sempre consegue resolvê-las tão rápido quanto gostaria. É nessas horas que a tecnologia pode fazer uma grande diferença, se presente no condomínio.

Nós separamos alguns exemplos de como diferentes sistemas, aplicativos e aparelhos podem ajudar a melhorar a administração do seu condomínio. Confira!

1- A relação síndico-condômino:

Muitos dos problemas nessa relação acontecem por falta de uma comunicação eficiente. Porém, hoje em dia, com a abundância de meios de comunicação existentes, não é necessário que isso aconteça.

Existem alguns softwares de gestão para administradores que facilitam a conversa e a troca de informações. Com eles, os síndicos conseguem convocar os moradores para assembleias, passar informações importantes, e, sobretudo, garantir a interação entre os próprios condôminos. Além disso, outros canais também podem ser muito eficientes, como o WhatsApp e o Facebook, principalmente para o compartilhamento de informações mais rápidas e urgentes.

2- Reservas e informações:

Os sistemas de gestão citados acima, além da facilitarem a comunicação, também podem disponibilizar as reservas de áreas comuns, informações e dicas para os moradores. Assim, poupa-se o tempo dos síndicos, zeladores e condôminos.

3- Controle financeiro:

A boa administração condominial também depende de um controle financeiro feito adequadamente – e a tecnologia pode ajudar muito nisso. Existem softwares que auxiliam, por exemplo, a controlar e organizar o fluxo de caixa, administrando entradas e saídas de dinheiro, gerando boletos, recibos e balancetes.

4- Economia de água e energia:

Ao falar de economia de luz, principalmente nas áreas comuns do condomínio, é importante citar as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais. Os sensores de presença nos corredores e elevadores também podem ser uma boa solução, já que só ativam as luzes quando alguém está no ambiente.

Em relação à água, a conscientização pode ser feita através de TVs mas elevadores e canais de comunicação. Além disso, também pode ser instalado um sistema de captação de água da chuva. Assim, além da economia para o bolso, o condomínio também ajuda o meio-ambiente.

5- Transparência e confiança:

É indispensável que os condôminos tenham confiança no síndico eleito, afinal, ele cuida do bem de todos que ali moram. Para criar essa relação, a transparência com as finanças é muito importante. Com uma comunicação aberta, essa transparência é alcançada, já que todos sabem em que o síndico está trabalhando no momento e onde o dinheiro está sendo investido.

Neste caso, os softwares de gestão também fazem a diferença, já que permitem que os condôminos tenham total acesso a balancetes, recibos, boletos e outros documentos da área financeira.

6- Segurança do condomínio:

Boa parte dos moradores de condomínios os escolhem por um motivos principal: a segurança oferecida. Morar em um ambiente com portaria e monitoramento reduz (e muito) a chance de casos de violência acontecerem.

A portaria remota, por exemplo, minimiza ao máximo as falhas humanas que os porteiros estão suscetíveis. Após o recolhimento de dados dos condôminos, como biometria, fotos e cadastro, é possível monitorar e operar a guarita à distancia.

Os sistemas de câmeras também fazem muito sucesso, pois permitem que os moradores tenham maior tranquilidade ao deixar seus filhos brincarem nas áreas comuns, por exemplo, podendo observá-los de dentro de casa. A gravação de áudio e vídeo também é importante nos procedimentos onde há invasão, roubos e outros crimes.

Estes são apenas alguns dos pontos altos da combinação de tecnologia e administração de condomínios. Segurança, comunicação, transparência… todos esses aspectos podem tornar o dia a dia de síndicos e condôminos muito mais simples e agradável. O seu condomínio já investiu em algo do tipo? Conta para a gente aqui nos comentários!