Melhorar a eficiência do prédio e ter iniciativa verde, tem tudo a ver!

O aproveitamento da água produzida pelo ar-condicionado pode melhorar a eficiência do prédio de forma simples e fortalece questões de sustentabilidade.

Edifícios corporativos vivem com o ar condicionado em clima de montanha, por isso os sistemas de refrigeração produzem um contínuo gotejamento, por consequência do funcionamento do ar-condicionado. 

Normalmente essa água é direcionada para a rede de esgoto ou descartada de forma inadequada, como calçadas. Quem nunca sentiu uma gotinha de água do ar condicionado andando pelo centro da cidade?

Se considerarmos individualmente cada unidade do empreendimento, o volume não é grande, mas todo o edifício pode chegar a dezenas de litros por dia.

Com o ESG em alta e crises hídricas à vista, pensar em formas de reaproveitar essa água é perpetuar o ciclo de vida desse recurso.

Para começar um projeto é necessário contar com ajuda e orientação de uma assessoria especializada. Dessa forma você evita desperdício de recursos e tempo num projeto amador que pode não cumprir o propósito.

É necessário ter clareza que do ponto de vista de redução de custos, o valor  não é surpreendente, mas com certeza quando falamos de benefícios ambientais o ganho é sempre válido. 

Gostou da ideia? Quer implementar no seu prédio? Entre em contato com a Zirtaeb e saiba mais sobre a nossa gestão condominial. Trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado e podemos ajudar o seu edifício a se tornar mais sustentável.

< Voltar