Com a forte tendência dos novos estilos de decoração de ambientes, as plantas vêm tomando cada vez mais espaço no gosto popular. Principalmente para quem tem paixão pela natureza, sempre há espaço para uma nova plantinha em casa. Entretanto, esses seres vivos acabam por exigir cuidados que, em alguns casos, são bastante específicos. 

Isso acaba indo de encontro às rotinas cada vez mais conturbadas e à falta de tempo que as pessoas enfrentam atualmente. Como uma solução para esse problema, as plantas artificiais têm adentrado nos lares e são uma forte tendência para embelezar espaços com praticidade.

Quer saber entender mais sobre decoração com flores artificiais? Então continue com a leitura e conheça a versatilidade desses elementos!

Por que escolher plantas artificiais?

Durante muito tempo, o tema das plantas artificiais foi tratado como um tabu, já que elas tinham uma aparência duvidosa e sempre estiveram em segundo plano frente às plantas vivas. Além disso, em função dos materiais de péssima qualidade, as folhas não demoravam muito a ficar com um aspecto desbotado e seco.

Não obstante, conforme a decoração de ambientes foi evoluindo, novos materiais foram incorporados à fabricação das flores artificiais, o que permitiu criar uma expressiva diversidade de modelos. Assim, elas não só ficaram mais bonitas, como também mais resistentes e versáteis.

É claro que as plantas artificiais não superam a natureza, mas elas eximem as pessoas da maioria dos cuidados que outras plantas exigiriam. Além disso, os arranjos sintéticos conservam uma figura agradável e florida por todas as estações do ano.

Como montar uma decoração com flores artificiais?

Com tantas opções para usar na hora de decorar, escolher a planta que melhor se encaixa em sua residência pode ser um pouco trabalhoso. Por isso, separamos algumas dicas a seguir!

Selecione materiais de qualidade

Antes de tudo, é fundamental se certificar de levar materiais de qualidade para casa. Isso porque eles influenciarão diretamente a durabilidade e a aparência da sua decoração.

Se você quiser arranjos que pareçam ainda mais vivos, pode optar por plantas conservadas artificialmente. Nelas, caule, folhas e até flores recebem um tratamento (com resina ou outro material) para garantir que não desbotem ou murchem com o passar do tempo.

Mescle plantas naturais e artificiais

Você não precisa abrir mão de suas plantas naturais — inclusive, elas podem tornar a decoração ainda mais harmônica. Os arranjos sintéticos podem servir para preencher aquelas lacunas que não podem ser ocupadas por plantas vivas, seja por falta de luminosidade, seja para evitar qualquer estrago.

Por exemplo, é um pouco perigoso regar plantas que estejam muito próximas de eletrodomésticos, não é? Esses espaços, portanto, podem ser preenchidos com plantas artificiais, que não precisam de água.

Combine as tonalidades

Em se tratando de decoração com flores artificiais, a paleta de cores é muito rica. Justamente por isso, é comum que as pessoas se percam e acabem por exagerar na variação dos tons. Desse modo, é fundamental adequar a tonalidade das flores ao ambiente que será decorado.

Apesar de parecer complicado, você pode aproveitar a ajuda de algumas ferramentas, como o Pinterest, para inspirar a harmonização da sua casa ou apartamento.

Atente-se aos vasos

Para dar aquele toque final à sua decoração, não se esqueça de apostar nos vasos certos. Aqui, tenha atenção ao estilo, já que há uma grande variedade de recipientes. Um vaso mais rústico, por exemplo, pode não ser a escolha mais adequada para ambientes mais delicados e modernos.

Verifique os cuidados necessários

A depender de que tipo de material seja feita a planta sintética, os cuidados podem variar. Enquanto alguns tipos não têm problema com incidência solar, outras acabam por ficar ressecadas em pouco tempo, se expostas ao sol diariamente. Também é importante ter cuidado com os produtos usados para limpar as folhas e flores, já que químicos muito fortes podem acabar por afetar a aparência do arranjo.

Como a infraestrutura do ambiente afeta a decoração?

Algo fundamental para garantir que a decoração seja efetiva é verificar as condições que o ambiente oferece. Em lugares com muita umidade, o surgimento de fungos nas plantas artificiais é bastante comum, por exemplo.

Alguns arranjos também podem ser muito pesados para a estrutura da construção, como vasos de plantas que podem ser pendurados no teto. Nesse caso, é importante se certificar de que, caso seja suportado, o arranjo esteja bem fixado, de modo a evitar acidentes e danos ao imóvel.

Agora você já sabe por onde começar na hora de preparar a sua decoração com flores artificiais. Aproveite, então, para dividir esse conhecimento com seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais!

Fonte: ImovelWeb