O descuido ainda é a principal causa de incêndios em casas e apartamentos. Seja por causa de instalações elétricas mal-feitas, uma vela deixada perto de uma cortina ou uma panela esquecida no fogão, em pouco tempo, o fogo pode tomar conta de tudo e destruir o que encontrar pela frente.

Além disso, um incêndio em uma unidade pode tomar proporções enormes e sair do controle, atingindo os imóveis ao seu redor e as áreas comuns do condomínio. Para evitar este transtorno que pode afetar a vida de todos, separamos algumas dicas que, embora pareçam óbvias, podem fazer uma grande diferença na prevenção a estes imprevistos.

– Evite manter vários aparelhos ligados em uma mesma tomada utilizando extensões ou benjamins. Isso pode gerar uma sobrecarga naquele ponto de energia.

– Nós sabemos que as velas têm uma grande utilizada em casa, seja para usar em um jantar romântico ou quebrar um galho na hora da falta de luz. Ao utilizá-las, certifique-se que estão em local seguro, longe de cortinas ou móveis de madeira e, dependendo da situação, substitua-as por luzes de emergência.

– Se seu condomínio não tem um sistema de gás canalizado e você ainda usa o botijão, é necessário verificar com frequência se há algum vazamento. Outra dica é para quando o fogão não estiver sendo usado, que o registro do gás pode ser fechado. Vale frisar, também, que muitas vezes os vazamentos ocorrem depois do regulador de pressão, ou seja, nem sempre o maior culpado é o botijão.

– Já pensou em ter um extintor de incêndio dentro do seu imóvel? Por mais que o condomínio tenha o equipamento nas áreas comuns, tê-lo em casa facilita uma reação contra o fogo em casos de emergência.

– Dica especial para os fumantes: preste atenção em onde você deixa a bituca do seu cigarro. Ao jogá-la ainda acesa em qualquer lugar, você pode acabar atingindo algum material inflamável e causar um incêndio.

– E quando o incêndio não pode ser evitado, é importante ter uma garantia para ajudar a recuperar as perdas. Nestes casos, o mais indicado é que se tenha um seguro. Os condomínios são obrigados a terem um seguro para as áreas comuns, mas ele não cobre as perdas dentro das unidades. Por isso, pense na possibilidade de contratar um seguro conteúdo.

A Zirtaeb oferece o Seguro Conteúdo, que cobre possíveis danos em móveis, eletroeletrônicos, utensílios e bens em geral em casos de explosões, quedas de raios ou incêndios. Além disso, ele ainda cobre o aluguel por até 6 meses, quando a unidade tem que ser desocupada em casos de acidentes do tipo.

Para mais informações sobre o Seguro Conteúdo, acesse: zirtaeb.com/seguros/