Gerenciar um condomínio não é uma tarefa simples, pois exige muita organização e capacidade de lidar com todas as responsabilidades e adversidades. Porém, a tecnologia pode ser de grande auxílio no dia a dia dos síndicos, já que muitos aplicativos e sites têm funções que tornam a missão mais produtiva.

 

Neste post, separamos 7 aplicativos para condomínios que todo síndico deveria conhecer para tornar o dia a dia do condomínio mais fácil.

 

1- Evernote: As anotações são parte do cotidiano dos síndicos, mas guardar papéis pode ocupar muito espaço e, depois de um tempo, podem acabar sumindo. Nesse sentido, o Evernote é o aplicativo perfeito. Ele permite criar notas e anexar diversos tipos de documentos a elas, como vídeos, PDFs e imagens digitalizadas. E o melhor: tudo fica salvo na nuvem, podendo ser acessado a partir de qualquer dispositivo, com ou sem internet disponível.

O Evernote é gratuito e disponível para iOS e Android, contando com alguns recursos extras em sua versão paga.

 

2- Google Keep: O Google Keep também é um dispositivo útil para anotações, funcionando no formato de post-its, que podem ser, inclusive, categorizadas. Nele, é possível anexar imagens, gravações de áudio e outros elementos. Uma de suas vantagens é que as notas são sincronizadas com a conta do Google, ou seja, podem ser acessadas de qualquer equipamento com acesso à internet apenas com o login.

O Keep está disponível para download grátis para iOS, Android, Google Chrome e desktop, no seu próprio site.

 

3- Google Agenda: A agenda do Google funciona como uma agenda física, mas com as vantagens de ter lembretes, compartilhamento de arquivos e a criação de grupos para eventos específicos. Para os síndicos, ele pode ser de grande ajuda no agendamento de datas para reuniões, lembretes de prazos, entrega de relatórios e muito mais.

O Google Agenda também é vinculado a uma conta do Google, e está disponível para iOS, Android e desktop.

 

4- Trello: É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode fazer grande diferença na organização de tarefas diárias. O app permite a criação de

“quadros” em que você pode adicionar tarefas e criar listas. E ainda é possível adicionar outras pessoas para ajudar, deixando tudo mais organizado.

O Trello é gratuito e está disponível para Android e iOS, além de contar com uma versão web e uma opção premium, com alguns recursos extras.

 

5- Whatsapp: Esse é um dos aplicativos mais usados no dia a dia de todos. Mas como ele pode ajudar no dia a dia do síndico? Simples: ele facilita – e muito – a comunicação entre síndicos, funcionários e condôminos. Que tal criar um grupo com os moradores? Esse é um bom canal para mensagens rápidas, avisos de problemas ou para tirar dúvidas. Mas lembre-se: todos devem ser avisados que esse grupo é apenas para essas questões, evitando-se assim que vire um bate-papo.

O WhatsApp é gratuito e está disponível para iOS, Android, desktop e na sua versão web.

 

6- Dropbox: Hoje em dia, é importante lembrar que os documentos não circulam apenas em papel, mas sim em sua versão digital. É aí que o Dropbox entra para ajudar, já que ele salva na nuvem todo e qualquer tipo de arquivo, como imagens, vídeos, PDFs e muito mais. Ele ainda permite a integração com gerenciadores de e-mail, como o Gmail, por exemplo, além do compartilhamento desses arquivos.

O Dropbox é gratuito e está disponível para iOS, Android, desktop e versão web.

 

7- Doodle: Sabe aquele momento em que o síndico precisa marcar uma reunião de condomínio, mas não sabe a melhor data para a maioria dos moradores? O Doodle pode acabar com esse problema. Nele, o síndico pode criar um evento e deixar os convidados escolherem qual o melhor dia e hora para ele. Assim, o app mostra qual a data e horário em que mais pessoas têm disponibilidade.

O Doodle está disponível para iOS, Android e na versão web, e é gratuito.