É importante manter o equilíbrio no “novo normal” que se estabelece de agora em diante – que é muito mais trabalho remoto do que presencial. Saiba como organizar sua agenda

Antes do isolamento social, era sabido que nem todos tinham perfil para trabalhar em casa. A realidade não mudou, continuam havendo dificuldades, mas agora muitos são obrigados ao home office. Apesar dos novos desafios, o trabalho remoto não afetou o desempenho profissional, segundo indicam os especialistas. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA e FEA – USP,  71% dos executivos veem o desempenho em casa igual ou superior ao escritório.

Matt Klassen, vice-presidente de marketing de produto da Cherwell, líder mundial em gestão de serviços, aponta inclusive que pode haver mais benefícios: foco em entrega de resultados; redução de custos para empresa e funcionários; maior produtividade; quebra de barreiras geográficas para contratações; maior engajamento. Nesse “novo normal”, uma nova questão no entanto passou a ser discutida: como separar sua vida profissional da vida pessoal? Algumas medidas podem ajudar: os insights vêm do Sebrae (Serviço Brasileiro de

Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do site do portal “Fast Company”. Confira.

Crie um espaço e horário

Mesmo que não haja um ambiente separado para trabalhar, estabeleça um local da casa onde vai ficar e o horário em que estará ali. Assim fica mais fácil para você e as outras pessoas da casa organizarem a rotina.

Invista no conforto

Se você não tiver cadeira e mesa adequadas, corre o risco de ficar trocando de lugar na casa toda hora e isso compromete o fluxo de entregas. Só nos primeiros meses da quarentena, a busca por cadeiras de escritório cresceu 417% no site OLX, conhecido portal de venda de produtos usados e semi-novos. Ou seja: o conforto é essencial para manter o fluxo de entregas sem dispersar.

Mantenha hábitos saudáveis e tire o pijama

É importante respeitar os horários de alimentação, além de diferenciar o espaço de trabalho e o de realizar as refeições. Outra recomendação importante é tirar o pijama. Você pode escolher uma roupa informal, mas nunca desleixada. Essa medida simples pode fazer o seu desempenho melhorar.

Aproveite os benefícios sem culpa

Tirar meia hora de soneca depois do almoço faz você se sentir revigorado?  Ajuste o despertador e descanse. Investir em uma pausa para comida longe do computador ou do celular também podem ajudar a manter a vida pessoal preservada enquanto você faz uma pausa da lista de e-mails e entregas que tem para resolver. Muitas pessoas conseguiram, durante o trabalho remoto, reorganizar seus schedules de trabalho por compreenderem em que hora do dia são mais produtivas ou quando precisam fazer uma pausa.

Trabalhe a empatia

Com as chamadas de vídeos feitas no ambiente da casa, situações antes exclusivamente familiares podem intervir nos encontros online. Se antes era considerado pouco profissional um cachorro latir ou ouvir uma criança gritando durante uma chamada, agora é inevitável e isso precisam ser incorporadas de maneira mais empática no mundo profissional.  O animal de estimação está fazendo barulho? Algo caiu na cozinha? Que tal dizer algo como “meu cachorro latiu muito de manhã também, conheço essa situação”? A empatia de gestores e chefes é apontada como um grande diferencial nesse momento em que vivemos.

Lista de prioridades

Planeje a agenda do dia e tenha uma lista do que fazer primeiro para entender as suas obrigações diárias. Preste atenção, por exemplo, no volume de videoconferências: todas essas chamadas são realmente necessárias? Já é sabido que o excesso de hiperconexão pode causar fadiga mental. Por outro lado, se os “To dos” estiverem muito extensos, converse com seu time ou com sua chefia para ajustar as demandas e expectativas. Não é porque estamos em casa que devemos manter uma carga horária além daquela que fazíamos no escritório. É por esse motivo que a organização é tão importante.

O celular, seu aliado

Os aplicativos de vídeo-chamadas podem ser usados também pelo celular. Quando a rotina em casa estiver agitada, você pode participar de uma reunião online até mesmo fazendo uma caminhada pelo bairro. Como já foi dito, aproveite os benefícios de estar longe do escritório – isso inclui subverter as regras de ficar sempre sentado à mesa. Em contrapartida, eleja um horário para parar de responder mensagens e respeite o modo silencioso. Pequenas medidas de administração do tempo ajudam a reservar horas para curtir também a vida pessoal – seja para fazer um curso, assistir à TV ou ficar com família e os amigos.

Fonte: Consumidor Moderno