Muito comuns nos lares brasileiros, as geladeiras duplex são caracterizadas por duas portas, sendo uma destinada ao freezer e outra ao refrigerador, o que ajuda na conservação dos alimentos. Confira as vantagens de ter o modelo em casa, segundo Renan Pinotti, arquiteto da Fibra Arquitetura, e da chef Izabel Alvares.

1. Esses modelos geralmente possuem maior capacidade interna, variedade de compartimentos e tecnologias que facilitam o uso cotidiano, como painéis blue touch de controle de temperatura, dispensers de água na porta, gavetas específicas para refrigerar mais rápido a bebida e até produção automática de gelo.

2. Uma das vantagens de ter uma geladeira duplex é a organização do freezer. No congelador tradicional dentro da geladeira, é possível encaixar os alimentos, mas a questão da visualização fica comprometida, o que pode causar um descontrole doméstico, já que você pode esquecer o que tem guardado lá fundo. No congelador da duplex, em geral, é possível ter uma boa visão do que está armazenado, porque dá para separar por andar.

3. As geladeiras duplex geralmente têm sistema frost free, que pode ser traduzido como “livre de congelamento”, e traz grande conforto e economia, já que não requer o desligamento do equipamento e a consequente retirada total dos alimentos para descongelar por horas antes de limpar. 

4. Essa tecnologia consiste em circular de tempos em tempos um jato de ar quente nas paredes do freezer, o que impede a formação de cristais de gelo. A água derretida é conduzida até um reservatório perto do compressor que evapora, resfria e envia para o congelador, fazendo o ar circular. Por isso os alimentos refrigeram mais rápido, não produzem odores, a limpeza é facilitada e ainda se garante que nenhum espaço seja perdido pelo acúmulo de gelo.

5. Outra vantagem é propiciar que os alimentos não grudem entre eles no congelador, fato comum no modelo em que este compartimento fica dentro da geladeira. Isso, muitas vezes, pode estragar o produto, pois não é possível desgrudá-lo, e demanda o descongelamento em bloco de alimentos para usar apenas um.

6. A geladeira duplex costuma ter maior custo em relação ao modelo convencional, mas como este eletrodoméstico é normalmente um dos itens mais caros de uma cozinha, com uma durabilidade média de dez anos, essa diferença pode acabar valendo a pena.

Fonte: Revista Casa & Jardim