A segurança das crianças é sempre uma das nossas maiores preocupações no dia a dia, e não é diferente quando elas estão brincando no playground do condomínio. Adotando algumas medidas simples, como protetores de tomadas e pisos emborrachados em alguns ambientes, é possível e fácil deixar os pequenos mais seguros. 

Quando o assunto é a piscina, todo cuidado é pouco, pois afogamentos são a segunda maior causa de mortes entre crianças no Brasil, segundo pesquisa feita pela ONG Criança Segura – perdendo apenas para acidentes de trânsito. Instalar portões ou grades no entorno da piscina é uma forma de evitar que crianças desacompanhadas tenham acesso a área, assim como pisos antiderrapantes ao seu redor evitam que elas escorreguem e caiam. Além disso, é obrigatória a presença de um guardião em todo o tempo de funcionamento do espaço.

O playground, em geral, também pode oferecer alguns perigos aos pequenos. Para que eles não se machuquem com parafusos soltos, é importante que estejam com protetores, e as quinas dos brinquedos devem ser arredondadas. Em brinquedos que têm apoios de mãos, é recomendado que tenham algum tipo de proteção de borracha, para que não os machuquem. 

As escadas também são fonte de preocupação, como as crianças gostam de correr por lá, é interessante que piso ou faixas antiderrapante eram instalados. No caso dos elevadores, é imprescindível que estejam sempre supervisionadas. 

É importante que as crianças, especialmente as menores, não fiquem desacompanhadas no playground. No mais, também devemos sempre instruí-las sobre como se comportar da melhor maneira possível, para garantir sua segurança.