A pandemia suspendeu uma das comemorações de rua mais tradicionais do Brasil, a festa junina. Impossibilitado de comemorá-la ao ar livre, por que não transformar sua casa em um arraiá particular? Junte sua família, decore o ambiente e prepare a seleção de receitas típicas que separamos para você:
Pão de Fubá com Goiabada
Ingredientes:
Farinha de trigo – 700g
Fubá – 300g
Sal – 10g
Erva Doce – 5g
Açúcar – 150g
Fermento biológico – 20g
Ovos – 2 unid.
Manteiga – 100g
Água – por volta de 200g
Goiabada (pedaço) – 400g
Modo de preparo: misture as 200g farinha, o fermento todo e os 200 ml de água até formar uma pasta. Reserve por 15 minutos. Adicione todos os ingredientes à massa que estava separada e um pouco de água. Sove a massa, adicionando a água gradualmente até formar uma massa homogênea. Divida-a em pedaços e deixe descansar por 20 minutos. Modele-a novamente e, em formato desejado, passe na água e no fubá. Se preferir, pode cortá-la em pedaços. Reserve e deixe crescer por 2 horas ou até triplicar o tamanho do pão. Por fim, basta levar ao forno pré-aquecido em 160 °C e assar por 20 minutos.
Bolo de milho com queijo
Ingredientes:
Farinha de trigo – 500 g
Milho-verde – 400 g
Açúcar refinado – 500 g
Leite integral – 500 g
Ovos – 06 unid.
Óleo – 300 ml
Fermento químico – 25 g
Queijo mussarela – 300 g
Modo de preparo: coloque no liquidificador o milho-verde, óleo, ovos, leite e o açúcar. Bata por dois minutos. Adicione a farinha, o fermento e mexa manualmente. Coloque, em uma assadeira untada, um pouco da massa e forre com o queijo. Coloque o restante da massa cobrindo o queijo e leve ao forno pré-aquecido em 170 °C. Assar por 40 minutos.
Maçã do Amor (por Luzinete Veiga)
Ingredientes:
2 copos de açúcar cristal
1 1/2 copo de água
1 colher de sopa de pinga
3 colheres de sopa de glucose de milho
corante vegetal vermelho até dar a coloração desejada ao caramelo
15 maçãs pequenas
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto as maçãs. Leve ao fogo até virar uma calda em ponto de quebrar. Depois, banhe-as na mistura e espete-as (limpas, uma a uma, com álcool) em palito. Coloque-as em uma superfície untada com óleo (em cima de um mármore ou assadeira). Reserve para servir.
Dica: para saber o ponto da calda, separe um recipiente com água e coloque um pouco de calda. O ponto é quando você ouvir um barulho semelhante ao trincar de um vidro.
Canjica com coco (por Guilherme Guzela)
Rendimento
10 porções de 200g
Ingredientes:
500 gramas de canjica
500 ml de leite
1 litro de água
2 caixas de leite de coco
100 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
a gosto de canela em pó
Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água durante a noite (12 horas). Coloque a canjica com a água do molho na panela de pressão. Cozinhe a canjica na panela de pressão com a água e o leite. Deixe pegar pressão e quando começar a chiar, conte 30 minutos. Deixe perder a pressão naturalmente (sem colocar embaixo da água). Abra e coloque o leite condensado, o coco ralado e o leite de coco. Mexa bem e cozinhe mais alguns minutos para encorpar um pouco mais. Sirva com canela em pó por cima.
Fontes: Gazeta do Povo e A redação.