Carros elétricos em condomínios: um panorama geral

Muito mais sustentáveis e consideravelmente mais econômicos, os novos carros elétricos são as estrelas do mercado automobilístico. 

De fato, as vendas de carros elétricos vêm aumentando, mas a infraestrutura de carregamento desse tipo de veículo ainda é um desafio nos condomínios e estabelecimentos.

Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking de infraestrutura para carros elétricos,mas este cenário está mudando.

Pensando neste novo panorama dos veículos, é necessário que existam locais preparados para essa realidade, tanto em  vias públicas quanto em espaços privados, como os condomínios. 

Em São Paulo já podemos ver novos condomínios obrigados a disponibilizarem a estação de carregamento com medição independente de consumo, por intermédio da lei n° 01-00346/2017, que traz essa determinação.

Para manter o bom convívio e prezar pela transparências, decisões desse tipo precisam ser pautas de assembleia, ainda mais quando há um custo operacional. 

Dúvidas nas instalações

A operacionalização das estações de carregamento pode gerar dúvidas aos síndicos. 

Primeiramente, é bom avaliar a viabilidade dos sistemas elétricos para não comprometer o funcionamento do prédio.

Atualmente existem 2 tipos de instalações: a individual, na qual o usuário arca com os custos da instalação e recarga da sua vaga e as instalações coletivas onde o usuário continua arcando com os custos da usabilidade, mas a instalação pode ser única para o prédio todo.

Procurando por uma administradora de condomínios no Rio de Janeiro?

Conte com a Zirtaeb como a sua parceira na gestão do seu condomínio. 

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

< Voltar