No mês de Julho, o valor médio do metro quadrado para venda no Rio é de R$ 9.901, valor 5,8% mais alto que o de 2015. Com base na avaliação semestral dos preços dos imóveis residenciais de 20 bairros em todas as regiões da cidade, constatou-se que em nove deles houve valorização maior ou desvalorização menor que no primeiro semestre de 2015.

A Zona Norte e o Centro continuam se destacando: São Cristóvão (7,6%), Cachambi (4,8%), Centro (3,7%) e Méier (3,3%). Cachambi e Méier Já haviam apresentado valorização no primeiro semestre do ano passado e a tendência se manteve. As variações vêm acompanhadas de uma redução de 4,2% no número de unidades ofertadas na Zona Norte neste semestre.

O segmento de locação tem chamado a atenção dos analistas nos últimos anos, por conta do aumento expressivo da oferta em todas as regiões da cidade e, consequentemente, pela queda nos preços. Mas o balanço do primeiro semestre de 2016 aponta uma leve recuperação: dos 18 bairros analisados, 12 (67%) tiveram valorização maior – ou desvalorização menor – que no mesmo período do ano passado. Considerando o metro quadrado médio na cidade, de R$ 36,48, houve queda de 10,4% na comparação com julho de 2015.

Esses são alguns dos dados mais relevantes do Cenário do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro – 1º Semestre de 2016, que o Secovi Rio lança na próxima quinta-feira (28/7). A publicação como se comportaram os mercados de locação e venda nos seis primeiros meses do ano, seja no tocante aos preços ou à quantidade de unidades ofertadas, nos segmentos comercial e residencial. Para ter acesso aos levantamentos, entre em contato com o departamento de pesquisa do Sindicato. O telefone do Secovi Rio é (21) 2272-8000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *