Adeus, TV analógica! Bem vinda, TV digital!

No começo do ano o Ministério das Comunicações divulgou um cronograma de desligamento do sinal de TV analógico no Brasil. A migração para o sistema de TV digital aberta começou em fevereiro, de forma experimental, na cidade goiana de Rio Verde. E, ainda esse ano, Brasília e as cidades no entorno do Distrito Federal também devem fazer a transição.

No estado do Rio de Janeiro a mudança começará apenas em 2017 pela capital, juntamente com as outras capitais da Região Sudeste e algumas cidades de São Paulo. Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza também terão o sinal analógico desligado no próximo ano.

A previsão é que o processo seja concluído em 2018, com a Região Sul, Centro- Oeste e Norte além de todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Apesar de se tratar de uma mudança que ocorrerá a longo prazo, já tem muita gente com a pulga atrás da orelha, tentando entender o que muda, quais são os benefícios dessa transição e de que forma isso afeta os condomínios. Para esclarecer essas dúvidas, a Revista Secovi Rio conversou com o engenheiro, membro especialista do Fórum Brasileiro de TV Digital, Eduardo Bicudo para poder te dar uma ajudinha.

O que é TV digital aberta?

A TV Digital Aberta é um sistema que oferece, gratuitamente, imagens em alta definição, ou seja, sem fantasmas e com áudio sem chiados.

Como faço para assistir os canais em formato digital gratuitamente?

Você pode assistir a seu programa favorito, em formato digital, em um televisor de LED, LCD, plasma e até tubo. Para isso, é necessário que você tenha uma antena UHF instalada. No entanto, para cada tipo de aparelho as exigências são diferentes. Veja a seguir:

1. Se o seu televisor LCD, LED ou plasma, o primeiro passo é verificar se ele foi fabricado depois de 2010. Se sim, é provável que ele possua um conversor digital embutido. Sendo assim, basta conectar uma antena UHF no seu televisor na entrada ANTENA ou ANT IN.

2. Se a sua TV não possui o conversor digital embutido, será necessária a instalação. Para isso, basta conectar conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI (normalmente, fornecido com o conversor). Depois, você só precisa instalar uma antena UHF no seu conversor digital.

3. Quem possui um televisor de tubo pode até não tirar o máximo proveito de todos os benefícios do novo sistema, mas não deixará de verificar a melhora na qualidade da imagem. Para isso,é só conectar um conversor digital na entrada de vídeo composto de televisor por meio de um cabo RCA. Depois, conecte uma antena UHF (dependendo de onde sua residência está localizada, poderá ser interna ou externa).

Atenção! Para receber o sinal da TV Digital aberta não é necessária nenhuma antena especial! Apenas um a antena UHF comum!
Secovi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *