O imóvel certo para se comprar é uma decisão que requer muito planejamento! Seja considerando o dinheiro que será investido ou pelo conforto que você busca em sua nova moradia, escolher casas à venda ou o apartamento ideal é algo que precisa de muita paciência e reflexão para concretizar o negócio certo.

E, para garantir que a sua aquisição seja da melhor forma possível, é importante considerar uma série de fatores para garantir que você esteja satisfeito com localização, características do imóvel e outros tópicos que farão da sua nova aquisição um excelente lugar para as suas ambições pessoais.

Pensando nisso, listamos cinco dicas que são muito importantes de serem consideradas antes de adquirir o seu novo imóvel e garantir que a sua nova moradia seja um doce lar para você.

Conheça a região onde vai morar

A primeira dica para escolher onde morar, primeiro de tudo, é ter em mente não apenas para qual região você pretende se mudar, mas como é o bairro e a região que você tem em mente para adquirir um imóvel, observando bem se o local escolhido combina com o teu projeto de vida pessoal e/ou profissional.

Primeiro de tudo, é importante verificar se o local pretendido para moradia combina com o teu estilo de vida, isso é, você prefere morar em um bairro mais movimentado ou mais calmo? A região que você quer estar é mais próxima ou longe do centro? Você quer todos os comércios perto ou estar mais afastado? Perguntas como essas e outras devem ser colocadas no papel e investigadas para optar onde é melhor adquirir o seu imóvel.

Além disso, é importante analisar o preço do metro quadrado em cada bairro e verificar qual se adequa melhor ao seu faturamento, não são raros os casos em que dois bairros que estão bem próximos um do outro possuírem uma variação bem grande de preço, consultar o motivo para isso e se a diferença vale a pena também deve ser considerado.

Por fim, é importante também verificar o potencial que o bairro possui, isso é, se há a possibilidade dele crescer no pequeno ou médio prazo, se ele pode valorizar e se isso pode ou não influenciar futuramente para você em relação ao seu planejamento de local ideal para se morar.

Adeque a escolha às suas possibilidades financeiras

Parece simples, mas uma coisa que precisa urgentemente ser levada em consideração está relacionada às suas possibilidades financeiras de poder adquirir o imóvel, uma vez que muitas pessoas resolvem comprar apartamento e ficam sem condições de arcar com as despesas depois.

Para evitar que o imóvel se torne um peso financeiro para você, é importante considerar toda a sua renda familiar e o preço das parcelas, sendo que elas não devem ocupar mais do que 30% de seus rendimentos, evitando assim imprevistos ou apertos financeiros futuramente.

Além disso, também deve-se considerar outros fatores que podem encarecer o imóvel lá na frente, como juros dos bancos e os trâmites burocráticos para que seja necessário registrar a propriedade em seu nome, sendo importante contar esses valores a mais nos 30%.

Por fim, outro aspecto que deve ser observado é a estabilidade de sua renda familiar: Por mais que imprevistos sempre aconteçam, existe a possibilidade de seus rendimentos caírem por qualquer motivo que seja ou é possível suportar com as finanças a médio prazo para que você possa arcar com as parcelas?

Ambições pessoais no futuro

O seu projeto de vida precisa se refletir no imóvel que será adquirido para você, uma vez que escolher uma moradia é uma decisão que irá se refletir nos seus próximos cinco ou dez anos, no mínimo!

Se você pretender se casar e ter filhos nesse tempo, é importante levar isso em conta para comprar uma casa maior, se você tem a intenção de trabalhar no sistema home office no futuro, também precisa ser levado em consideração para adquirir uma casa com um espaço que se adeque ao seu trabalho, por exemplo.

Deste modo, é possível que todas as tuas ambições, não só no presente, mas também no futuro, possam ser adequados ao seu novo imóvel e ele se tornar o mais aconchegante possível para, além de ser uma excelente moradia no presente, também se adeque ao seus planos futuros sem te deixar no aperto em casa.

Verifique as condições do imóvel

Talvez uma das dicas mais importantes que se deve ter em mente antes de comprar o imóvel: Antes de adquirir qualquer propriedade, sempre marque uma visita e verifique absolutamente todos os pontos, sejam interruptores, fiação elétrica, portas, ou qualquer outra coisa.

Muitas vezes, é possível que haja alguma coisa que necessite ser revista antes de realizar qualquer negócio, mas isso só é possível de saber se for conferido pelo futuro proprietário antes da decisão pela compra ser realizada, uma vez que pode existir muitos reparos necessários.

Com isso, é possível que o apartamento ou a casa usada esteja em perfeito estado antes da conclusão do negócio e não haja nenhum incômodo em seu novo lar para morar com segurança.

Confira todas as documentações

Por fim, após escolher a localização, analisar o imóvel que condiz com as suas ambições e suas finanças, verificar todos os pontos da propriedade e serem realizados todos os ajustes necessários, é importante resolver todos os trâmites burocráticos de maneira correta para, de fato, possuir um bem em teu nome.

Apesar de ser um processo que vai requerer muitos momentos de leitura e muita análise, é importante verificar cada documento que for repassado durante a negociação e ficar de olho se não haverá nenhum erro em relação ao que fora proposto antes, evitando incômodos futuros por erro no contrato.

Também é importante garantir que todos os documentos necessários tenham sido repassados para você, uma vez que a falta de um ou mais deles pode inviabilizar o negócio e causar um despejo inesperado no futuro.

Seguindo estas dicas, é possível se planejar melhor para comprar o melhor imóvel para você e finalmente adquirir aquele que será o teu lar, doce lar.

Fonte: Pelo Mundo DF.