Não é incomum que as reuniões de condomínio tenham um quórum abaixo do esperado. Porém, vale lembrar que a participação dos moradores é essencial para uma gestão de sucesso, uma vez que eles são os principais interessados nas soluções para as questões condominiais.

Para reverter essa situação, no entanto, é possível que o síndico e os gestores tomem algumas medidas, incentivando a participação de todos nestes momentos importantes.

– Organize a pauta da assembleia com os assuntos mais importantes e urgentes, para que seja um momento proveitoso para todos. Assim, as reuniões ficarão mais curtas e menos cansativas.

– Evite atrasos e seja breve. Comece a reunião no horário combinado e faça um roteiro com os assuntos que serão tratados, buscando otimizar ao máximo a duração e valorizar o tempo dos que estão presentes.

– Invista na divulgação da assembleia, para que o maior número de pessoas fique sabendo e possa se programar para comparecer. A tecnologia pode ser uma boa aliada neste momento: utilize a área do cliente, grupos de WhatsApp e, é claro, os murais do prédio.

– Oferecer alguns atrativos, como lanches simples ou sorteios, também pode ser uma boa ideia. Isso pode garantir a presença de muitos condôminos nas reuniões e assembleias.