O processo de mudança de um imóvel para outro é sempre cansativo e estressante, mas a sensação de recompensa ao chegar ao novo lar pronto é maior que todo o desgaste de transportar caixas e móveis. Mudar é inevitável, mas existem algumas maneiras de tornar esse momento um pouco menos desgastante.

Se bem planejada, a mudança acontece de forma um pouco mais tranquila. Por isso, separamos algumas dicas simples, mas que podem fazer toda diferença neste processo. Confira!

A primeira pergunta que você deve se fazer é: eu realmente preciso de tudo o que está na casa antiga? Se já existirem muitas peças sem uso há um certo tempo, é um sinal de que podem ser doadas. Também é essencial observar se o novo local é maior ou menor em relação ao antigo. Se estiver indo para um imóvel com menos metros quadrados, é natural que precise se desfazer de roupas, móveis, itens de decoração e outros objetos. Além disso, doar estes itens ainda significa menos coisas para carregar na mudança.

Uma boa ideia também é fazer um inventário de todos os itens que serão transportados. Ao separar o que vai em cada caixa, fica mais fácil de organizá-las por assunto ou cômodo, deixando a lista junto, descrevendo exatamente o que tem dentro. E, sobre as embalagens, uma boa dica é a seguinte: dê preferência às caixas pequenas e médias. Por mais que as maiores pareçam mais atrativas por acomodarem mais coisas, elas podem acabar ficando muito pesadas, dificultando seu transporte. Fitas adesivas, plástico bola e jornal para embrulhar os objetos frágeis também são imprescindíveis. Além disso, as caixas devem ter o fundo reforçado, para evitar que rasguem ou abram, e setas, indicando qual lado deve ficar para cima.

Os itens de primeira necessidade, como itens de higiene, água, roupas, roupas de cama e banho, entre outros, podem ser colocados à parte. Assim, evita-se que todas as caixas sejam reviradas a sua procura assim que chegar ao novo imóvel. Para quem tem filhos, os materiais escolares também devem ser levados separadamente, para que a correria da mudança não atrapalhe o seu dia a dia na escola.

Antes de se mudar, é essencial verificar os horários permitidos para mudança em seu novo prédio ou condomínio. E, se for contratar uma empresa para fazer o transporte, deve-se lembrar que esse horário deve ser informado o quanto antes, para que o planejamento possa ser feito para evitar maiores dores de cabeça. E não se esqueça: não deixe de pesquisar sobre a empresa que fará a mudança, buscando referências com amigos ou em sites que registram reclamações na internet.

E mais uma dica: antes de chegar ao seu novo lar, certifique-se de que já pediu com antecedência que o gás fosse ligado, assim como telefone e a transferência de correspondências. São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na hora de chegar em seu novo lar, trazendo mais conforto e tranquilidade.