Chegar em casa e sentir um aroma agradável traz a sensação de bem-estar imediato, além de aumentar a nossa conexão com o ambiente. Isso prova que prezar pelo conforto não se resume à escolha dos móveis e das cores da decoração, pois os perfumes do lar também são capazes de proporcionar aquela sensação de acolhimento aos moradores. Quem nunca se sentiu abraçado pelo cheiro do café preparado na hora ou do bolo que acabou de sair do forno?

Segundo o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, a aromaterapia – técnica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o equilíbrio físico, mental, espiritual e emocional – pode ser utilizada em casa para reduzir os desconfortos do dia a dia. “Atualmente, o emprego dos óleos ajuda a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, mediante o momento de pandemia que estamos vivendo”, afirma.

No entanto, a terapeuta floral Vanessa Gonçalves enfatiza que cada espaço da morada se adequa às essências diferentes, de acordo com a necessidade do local. Vale observar se o objetivo da experiência olfativa é causar serenidade, concentração ou frescor, por exemplo, para que não haja efeitos indesejáveis. “E não adianta usar um óleo maravilhoso, cujo cheiro não te agrada. Quando adentramos um lugar, o aroma impacta e é uma das principais coisas que notamos”, orienta Vanessa.

Conversamos com o alquimista, Joel Aleixo, e selecionamos algumas dicas para você optar pelo cheirinho certo para cada ambiente da sua casa:

1. Hall de entrada

Pensando em limpeza e proteção, pode-se optar por uma mistura entre melaleuca, cravo e lavanda.

2. Salas de estar e jantar

Por serem espaços de convivência e descontração, os aromas de pimenta preta, manjericão e erva-cidreira são os indicados.

3. Quarto

Para relaxar, as opções são lavanda e macela. Entretanto, para momentos românticos, a erva-cidreira tem ação estimulante.

4. Quarto de bebê

Bergamota e laranja, pois aliviam os quadros de insônia e acalmam.

5. Cozinha

O aroma de cânfora pode ser utilizado, já que facilita a digestão. Já a citronela é uma aliada para afastar mosquitos.

6. Banheiro

O limão-siciliano possui ação antibacteriana e o pinho funciona como desinfetante. Você também pode optar pela macela para recuperar as energias durante o banho.

7. Varanda e áreas externas

Aromas refrescantes e calmantes, como laranja e limão, que também diminui a ansiedade.

8. Escritório

Eucalipto e alecrim favorecem a concentração e estimulam a memória.

Qual é o melhor difusor?

A terapeuta Vanessa Gonçalves afirma que os sprays e difusores elétricos ou à vela – conhecidos como réchaud – são boas sugestões para se ter em casa por propagarem melhor o cheiro pelo ambiente. “Nos quartos, os difusores ultrassônicos (os umidificadores) são interessantes, pois também ajudam a melhorar a respiração”, pontua.

Ela explica que basta colocar entre 5 e 10 gotas de óleo essencial na própria água do difusor para usufruir das suas propriedades. Quem quiser potencializar o efeito ao dormir, pode pingar uma gota de óleo na fronha do travesseiro, uma hora antes de se deitar.

Já Phillipe Donato, aponta como a tecnologia também contribui para uma boa noite de descanso. “Para ajudar as pessoas a obterem todos os benefícios dos óleos essenciais, desenvolvemos uma linha de travesseiros com aromaterapia, visando uma experiência realmente única e especial”. O aroma dura até três meses no travesseiro e, após o prazo, basta espirrar o spray que acompanha o produto para “recarregar” o efeito.

Por fim, se você optar pelo aromatizador com varetas, o farmacêutico Jamar Tejada ensina como montar: “Em um recipiente de vidro de 200 ml, adicione 100 ml de água destilada e 100 ml de álcool de cereais a 10 gotas do óleo essencial. Misture bem e deixe o líquido tampado descansando por três dias. Depois, coloque as varetas de madeira de forma que fiquem espalhadas”, diz. Esse aromatizador deve durar cerca de 20 dias.

Fonte: Casa Vogue