Especialista apresenta dicas de manutenção das áreas verdes

Os jardins são de extrema importância em áreas residenciais e públicas. Afinal, são eles os responsáveis por equilibrar a qualidade do ar e deixar os espaços mais bonitos, o que contribui diretamente para o bem-estar das pessoas.

No entanto, para que essas áreas verdes estejam sempre saudáveis, as manutenções preventivas são essenciais, pois vão garantir o fortalecimento da vegetação. Para isso, o primeiro passo é entender que o crescimento das plantas está relacionado a três pontos fundamentais:

– Água (chuva)

– Iluminação (Sol)

– Solo (fertilizantes)

Isso significa que o período de desenvolvimento da vegetação pode variar em algumas regiões do país, de acordo com as condições climáticas.

Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna, aponta que, durante o verão, são necessárias intervenções semanais nos gramados, com o corte e o recolhimento dos detritos ou, até mesmo, com o corte de manutenção seguido da reciclagem do material. “Esse processo consiste em cortar o gramado em pequenos pedaços, que rapidamente se decompõem e se transformam em fertilizantes naturais, o que ajuda a fortalecer o crescimento da grama”, explica.

Além dos gramados, é importante dedicar também um tempo à poda, atividade que envolve o corte e ajustes estéticos em plantas que apresentam tamanhos desuniformes. Já as cercas-vivas devem passar por manutenção entre 15 dias e um mês.

Vale destacar ainda que, mesmo durante o inverno, período em que algumas regiões do país sofrem com a escassez de chuvas e a baixa temperatura, os gramados precisam passar por manutenção.

O especialista aponta que as intervenções devem ocorrer ao menos uma vez por mês. “A única ressalva é que deve ser respeitado sempre o limite mínimo de altura da grama, que é de 25mm ou uma polegada. Isso permite que a planta capte iluminação e crie raízes fortes”, ensina o consultor técnico de produtos.

Mas, para que os espaços sejam de fato transformados, é preciso cuidado especial durante o ano todo. Realize a manutenção preventiva da vegetação e deixe os jardins do seu condomínio mais bonitos e saudáveis! ????

Fonte: Condomínios Verdes