Ter piscina, jardim e churrasqueira em casa é uma delícia para aproveitar com a família, mas também requer tempo para manutenção. Mesmo que cada um tenha sua própria rotina e preferência, a água está sempre presente no momento da limpeza. O consumo de água, porém, pode ser reduzido e todo mundo pode ajudar a economizar até mesmo nas pequenas tarefas diárias.

limpeza da área externa do condomínio é responsável pelo gasto de muitos litros de água. A boa notícia é que é possível diminuir o consumo a partir de pequenas atitudes. Confira abaixo algumas dicas para economizar água e, assim, tornar essa rotina mais sustentável e econômica no final do mês.

Limpando a churrasqueira

Quem é que não gosta de um bom churrasco na companhia dos amigos e da família? Carne, pão com alho e queijo coalho são aquecidos na grelha para a alegria dos convidados. Mas, quando todos vão embora, a sujeira fica.

Dica: Antes de pegar a esponja e colocar a grelha de molho, você sabia que existe outro jeito de limpá-la? Sabe aquele pão francês que está há tempos na cozinha prestes a ser jogado fora? Ele será seu melhor amigo nessa hora da limpeza. Tire a grelha fria da churrasqueira e esfregue o pão em toda a sua superfície. Ela ficará limpinha sem precisar de água.

Cuidando do jardim e das plantas

Não há nada tão belo quanto um jardim repleto de flores coloridas, grama verdinha e árvores grandes e bonitas, não é mesmo? Para que o jardim da área externa permaneça bonito e saudável é preciso alguns cuidados.

Dicas:

– Opte por um regador comum e, de preferência, utilize água armazenada da chuva.

– Antes de molhar a terra, verifique se ela já não está úmida e, se estiver, a rega não será necessária naquele momento.

– Atenção ao horário de irrigação! Se o jardim for regado em momento de muito sol, a terra secará mais rápido. De manhã bem cedo ou ao anoitecer são os melhores horários para molhar o jardim.

Economia e cuidado com o veículo

Tirar uma manhã de sábado e reunir a família na área externa para ajudar transforma essa tarefa em um programa divertido para o final de semana.

Dicas:

– Não use a mangueira! A baixa pressão exige maior quantidade de água para remover a sujeira.

– Prefira o balde com água captada da chuva e um pano.

Mergulhando na piscina

Tomar banho de piscina em um dia quente e abafado é uma delícia, não é mesmo? Mas, para mantê-la sempre limpa, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

Dicas: Evite ao máximo esvaziar a piscina para limpá-la. Para isso, é necessário manter a higienização em dia fazendo ações como: limpar a superfície com peneiras apropriadas, aspirar a sujeira do fundo, manter a filtração ligada por, no mínimo, 6 horas e ajustar o PH, cloro e alcalinidade regularmente.

Fonte: Electrolux