Confira as novas medidas contra a Covid-19 no Rio
Estacionamento na orla volta a ser proibido nos fins de semana e feriados, mas praias continuam liberadas
Nesta quinta-feira (10/12), a Prefeitura do Rio anunciou novas medidas para combater a Covid-19. Segundo as novas regras, está proibido o estacionamento na orla nos fins de semana e feriados. Entretanto, as praias continuam liberadas. Bares, restaurantes e casas noturnas não terão o funcionamento alterado pelas medidas. Ainda não foi divulgado quando as novas medidas entrarão em vigor.
As regras foram definidas nesta quarta-feira (09/12), em uma reunião entre o prefeito Marcelo Crivella, o governador Cláudio Castro e os secretários de Saúde Municipal e Estadual no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Estado.
As novas medidas anunciadas são:
- Escalonamento dos horários de funcionamento da indústria (a partir das 7h); dos serviços (a partir das 9h); e do comércio (a partir das 11h), para evitar aglomeração nos transportes públicos.
- Proibição de estacionamento na orla nos fins de semana e feriados;
- Cancelamento das áreas de lazer nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon e no Aterro do Flamengo aos domingos e feriados (as pistas, portanto, não serão fechadas ao trânsito de veículos);
- Proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios, onde não são usadas máscaras, como saunas e piscinas.
Além disso, já havia sido anunciada a autorização para que shoppings e Centros Comerciais ficassem abertos 24 horas, para evitar aglomerações nos meios de transporte e nas compras de Natal.
A Prefeitura afirma que os ambulantes legais que atuam na orla receberão cestas básicas enquanto durarem as novas medidas. Algumas das medidas anunciadas nesta quinta, como a proibição de estacionamento da orla, já tinham sido tomadas em outros momentos da pandemia. As atividades foram retomadas, mas com a alta de casos que o Rio de Janeiro enfrenta, as medidas se mostraram necessárias novamente para evitar aglomerações.
Fonte: Diário do Rio
< Voltar