No Brasil, os primeiros casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus foram confirmados oficialmente em março deste ano. Desde então, as aulas presenciais de todas as instituições de ensino foram suspensas e os estudos passaram a ser feitos exclusivamente de forma remota e em ambiente domiciliar. Contudo, manter o foco nos estudos durante a quarentena pode ser bem complicado, especialmente para estudantes que moram os pais, irmãos ou demais familiares.

 

Por esse motivo, preparamos cinco dicas de como garantir a qualidade dos seus estudos mesmo nesse período de quarentena imposto pelo cenário de Covid-19. Confira!

 

Defina horários e locais de estudo

É imprescindível para um estudo qualitativo o estabelecimento de horários e de locais de estudo que sejam adequados a sua rotina.

Desse modo, busque estudar em locais silenciosos e confortáveis, ou priore organizar apenas um local da casa que seja bem iluminado e contenha uma mesa para manter a postura durante os estudos e, para garantir que você não irá procrastinar, priorize ambientes que possibilitem o mínimo de intervenções externas.

Siga uma rotina

Além disso, seguir a rotina bem regrada, com a separação das atividades por horário também ajuda a focar nos estudos durante a quarentena.

Assim, tenha um quadro de horários com a divisão das atividades da sua rotina (não só as atividades de estudo) e seja rigoroso ao seguir a divisão.

Aposte no uso da tecnologia

A tecnologia deve ser sua aliada nos estudos durante a quarentena, especialmente porque, neste período, os seus professores não podem fornecer assistência no mesmo nível que ofereciam antes da quarentena.

Por isso, invista em aplicativos de organização e aplicativos voltados para os estudos. Eles podem otimizar o seu tempo!

Mantenha o equilíbrio

Manter o equilíbrio também é essencial para a qualidade dos estudos, pois para que seu aprendizado seja eficaz, você precisa estar saudável física e mentalmente.

Nesse sentido, a recomendação é a de que você equilibre o tempo entre estudos, trabalho, demandas pessoais e momentos de lazer e, também, pratique exercícios físicos!

Conte com o apoio de familiares

Neste momento, contar com o apoio dos familiares pode ser de grande valia para os seus estudos na quarentena. Desse modo, deixe seus familiares a par de sua rotina de estudos e converse com eles sobre suas demandas, assim, nos horários em que você estiver estudando, eles poderão evitar fazer muito barulho ou mesmo te interromper.

Fonte: Notícias Concursos