a da Bandeira será reinaugurada após dois anos...
Praça da Bandeira será reinaugurada após dois anos
Apontando o celular para o topo do mastro, o comerciante Robson Oliveira registra o ensaio da Guarda Municipal para a cerimônia de hasteamento da bandeira do país.
- Ficou bonita - disse, arregalando os olhos por trás dos óculos.
Trabalhando em São Cristóvão, ele diz que agora terá um lugar para descansar depois do almoço. Mas sua preocupação é se as enchentes vão persistir.
- Cansei de ficar ilhado no trabalho, esperando o alagamento passar - lembra.
Em obras desde maio de 2013, a Praça da Bandeira está de volta. O prefeito Eduardo Paes irá hastear a bandeira hoje de manhã e reinaugurar a praça. O projeto, que teve investimento de R$ 215 milhões, revitalizou toda a área e construiu um reservatório com capacidade para armazenar 18 milhões de litros de água.
- É uma grande intervenção. A praça foi revitalizada, mas o investimento para a contenção de chuvas continua. Essa foi só a primeira parte. A Grande Tijuca sempre sofreu com as chuvas e, agora, está sendo atendida - disse o secretário Pierre Batista, recém nomeado para comandar a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.
Diferentemente do antigo projeto, o atual tem um anfiteatro e espaço para patinação e uso de skate. A prefeitura também instalou aparelhos para exercícios físicos e mesas para carteado, damas e dominó. Para atenuar o sol em dias de céu aberto, foram plantadas 27 árvores. Segundo a secretaria municipal de obras, a iluminação da bandeira também foi reforçada - oito refletores foram instalados de frente para o mastro.
Especialista na História do Rio, o historiador Milton Teixeira comentou a reforma:
- A Praça da Bandeira é um local histórico. Há 200 anos, ali era o ponto que dividia a capital do Império do subúrbio carioca. Antigamente, todas as praças tinham calçadas de pedra portuguesa. Agora, usam cimento. Prefiro como eram antigamente.
(O Globo)
< Voltar