A Regra é clara: Não! Muitos moradores de condomínios acham que até as 22h00 é permitido fazer todo tipo de barulho, o que não é verdade. O barulho sempre deve ser moderado.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só após as 22h00 que o silêncio deve ser guardado. Após as 22h00, o silêncio deve ser absoluto, respeitando-se o período de descanso necessário ao ser humano.

Entretanto, mesmo no período diurno todos têm o direito ao sossego garantido. É comum aquele vizinho comprar seu novo home theater e querer testá-lo justamente com aquele show do cantor que mais detestamos e achar ainda que pode colocá-lo no último volume. Do mesmo modo, na área comum. Não é aceitável, de forma nenhuma, transformar o churrasco num grande show acústico, com guitarras, microfone, caixas amplificadoras e tudo mais.

Um dos mais famosos escritores da área condominial, o saudoso professor J. Nascimento Franco, deixou a seguinte lição sobre o direito ao sossego “A poluição sonora constitui grave infração dos deveres de vizinhança porque prejudica o sossego e a própria saúde das pessoas. Todos têm o direito de fazer, ou de não fazer, em sua casa o que bem entender, desde que não cause nenhuma intranquilidade ou dano a seu vizinho. Muitos supõem que o barulho deve ser coibido apenas depois das 22 horas. Trata-se de um engano, porque o incômodo aos vizinhos tem de ser evitado em qualquer hora do dia ou da noite e o barulho excessivo impede o trabalho nas horas úteis e o repouso no final do dia. Na medida em que lesa a paz e o sossego alheio, o barulho tem de ser coibido independentemente do horário em que é produzido.”

Com estas poucas e sábias palavras definiu os limites existentes. O problema é que este limite passa pelo bom senso. Aquilo que é tolerável para uns é um grande incômodo para outros. Na minha vivência em condomínio já tive reclamações de vizinhos sobre cantos de parabéns, algo extremamente familiar e que ocorre apenas uma vez por ano, e que hoje é no vizinho, mas amanhã será na sua casa. É necessário compreensão nestes casos.

Bom senso é uma palavra fundamental na vida em condomínio e com certeza é 80% (oitenta por cento) das soluções para todos os problemas que surgem.

Fonte: https://condominioemfoco.com.br/som-alto-ate-as-22-horas-isso-pode/