O que você não pode fazer com tinta para paredes
Descubra cinco erros cometidos no uso e descarte de tinta para paredes
Pintar a casa é uma tarefa em que muitos recusam o auxílio de um profissional. Basta escolher a cor, o pincel correto e fazer movimentos de zigue zague nas paredes. Mas, ainda há algumas especificidades para se a serem evitadas, a fim de não causar nenhum estrago ou desperdício. Descubra o que não fazer com a tinta que sobra no balde.
A tinta da parede não é feita para colorir pisos. Existem outras técnicas apropriadas. Isso, porque o chão é uma superfície de contato muito mais frequente do que as paredes, de forma que a tinta tende a descascar e desbotar conforme o tempo.
2. NÃO pinte nada para o exterior
Quando você usa a tinta tradicional para pintar elementos que ficam expostos ao sol, chuva e outras condições climáticas, está sujeito a ter que repetir o trabalho em pouco tempo. Dessa forma, caso você precise colorir portas de entrada, cercas ou outros objetos, aposte em versões que possuem propriedades capazes de fazer o produto durar mais.
3. NÃO guarde em temperaturas extremas
Sabe aquele restinho que as pessoas guardam caso você precisem retocar detalhes? É bom mantê-lo em locais de temperatura amena, uma vez que condições extremas podem fazer com que o líquido seque ou fique com aparência rachada. O excesso de umidade também faz com que as latas oxidem, impedindo que você as abra, quando necessário. Caso você faça questão de guardar as sobras, opte por potes de vidro, que são frescos e não sofrem reações químicas de acordo com o clima.
4. NÃO jogue no lixo
Jogar tinta no lixo traz danos ao meio ambiente, visto que a maioria das tintas são tóxicas. Guarde os restinhos para possíveis retoques ou encontre um centro de reciclagem específico próximo a você. Você também pode procurar dicas específicas para descarte no site das marcas ou nas lojas onde adquiriu o produto.
5. NÃO despeje pelo ralo
Essa dica é bem óbvia, mas sempre é bom reforçar. O látex ou o óleo das tintas podem poluir os canais de água, além de entupir canos. Isso, sem contar que a sua pia ficará toda colorida, se optar por essa "solução".
Fonte: Revista Casa e Jardim
1. NÃO use no chão