or ainda é maioria na locação
Fiador ainda é maioria na locação
Msmo com o mercado de locação oferecendo outras garantias, o fiador continua sendo a preferência na hora de alugar imóveis residenciais. Segundo levantamento do Secovi Rio(Sindicato da Habitação), quase 60% dos contratos de aluguel utilizam esta forma de garantia.
Já o seguro-fiança oferecido pelas seguradoras é a segunda modalidade mais usada. No caso de inadimplência, o seguro paga o aluguel e os encargos do inquilino, que variam conforme o valor contratado. O advogado Luis Guilherme Russo, diretor-presidente da Irigon, diz que ser fiador envolve alguns riscos financeiros e judiciais.
"O principal risco financeiro é o de arcar com o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Outro risco é ter até mesmo seu imóvel penhorado em caso de processo judicial, quando nem o inquilino nem o fiador fazem a quitação da dívida de aluguel. Nesse caso, o Imóvel dado como garantia poderá ser penhorado pela justiça e levado a leilão", ressalta Luis Guilherme.
Além do aluguel, o fiador também responde por encargos como pintura, reparos e outros itens que estiverem no contrato. Para evitar problemas, o contrato de locação deve ser escrito, embora a lei reconheça casos de contratos verbais como válidos.
"A questão de se preterir fiadores de outra cidade diversa do imóvel que se esteja locando, é medida tomada para evitar entraves burocráticos, no caso de ser necessária a medida judicial para recebimento dos aluguéis. Fiadores de outras cidades são mais difíceis de serem encontrados", conta o diretor-presidente.
Outra dúvida comum é sobre a troca do fiador durante a vigência do contrato. O especialista destaca que a mudança pode ser feita. "No caso de renovação de contrato, o ideal é continuar com o mesmo fiador, mas nada impede que o substituam por outro com a mesma qualificação para afiançar", explica Luis Guilherme.
Além do fiador e do seguro-fiança, o depósito, o título de capitalização e a carta de fiança são outros exemplos de garantias locatícias.
(O Dia)
< Voltar