Em um ano no qual a maioria das crianças precisou estudar de casa por conta da pandemia do coronavírus, a criatividade dos adultos e da escola foi longe para manter os pequenos ocupados. Com a chegada das férias, os pais precisam continuar atrás de atividades para os filhos, pois eles terão mais tempo livres. Como algumas restrições para o convívio social continuam, separamos sugestões do que fazer com as crianças em casa. Confira!  

1 – Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma opção de lazer divertida e lúdica. Muitos deles distraem e também ensinam. As crianças podem aprender outros idiomas, ciência, história, geografia. Clássicos como Banco Imobiliário e Jogo da Vida dão uma noção de economia, por exemplo. Quebra-cabeças são interessantes para mostrar paisagens do mundo e dependendo da quantidade de peças se tornam um desafio para vários dias. Os jogos de tabuleiro também garantem divertidos momentos em família. 

2 – Cozinhar

Crianças na cozinha precisam estar sempre acompanhadas de adultos. Elas podem acabar descobrindo na gastronomia uma atividade interessante e quem sabe até uma profissão para o futuro. Cozinhar também ensina as crianças a cumprirem regras, já que precisam seguir receitas e medidas. Além disso, também podem soltar a criatividade para sugerir receitas, fazer a cobertura de bolos ou dar formato para os doces, entre várias outras possibilidades.

3 – Pintura com crianças em casa

Uma tela ou papel em branco e bastante tinta: a pintura solta a criatividade da criançada. É uma tarefa na qual ela pode expressar o que está imaginando. Além disso, também existe a opção de livros com figuras para colorir. As opções vão desde animais e plantas até casinhas e personagens famosos de desenhos animados. A variedade de tintas e lápis de cor também não deixa a desejar. É importante delimitar um espaço para a criança fazer suas pinturas a fim de evitar que ela suje a casa.

4 – Leitura para as crianças

Apesar da imensa quantidade de distração que existe hoje em dia, a leitura ainda cumpre um papel fundamental na formação das pessoas. Procure ler junto com seus filhos e desperte neles o interesse pelas palavras. Mesmo com celulares, televisão, tablets, eles vão precisar gostar de ler para estudar, se informar e formar pensamento crítico.

5 – Assistir filmes

Com a internet e opções de sites como YouTube e streamings, como Netflix e Disney+, fica fácil distrair as crianças com filmes ou até mesmo desenhos de curta duração. É necessário medir o tempo dos pequenos na frente da TV ou computador. Antes de dar o play, procure ter conhecimento do conteúdo que seu filho está vendo, para qual faixa etária a produção é indicada. Isso evita surpresas na telinha. 

6 – Ouvir música com as crianças / ensinar um instrumento

Outra vantagem da internet são os vídeos com músicas ou apenas as músicas para os pequenos escutarem e dançarem. Para participar com eles desse momento de diversão, os pais podem também apresentar aos filhos o próprio gosto musical. Para ir além, presentear as crianças com algum instrumento musical ajuda a aumentar o interesse delas pelo universo fonográfico. Aprender um instrumento também ensina a ter disciplina.

7 – Apresentando seu trabalho para os filhos

Se você está de home office, que tal mostrar ao seu filho o que você faz? As crianças têm uma curiosidade natural sobre a profissão dos pais. Em um dia que a agenda esteja mais tranquila, combine com seu chefe de que vai aproveitar o momento para mostrar ao seu filho a rotina do trabalho.

Fonte: Revista Zap Imóveis