Não é novidade para ninguém que, com a vinda da pandemia, muitas pessoas tiveram que trabalhar em casa e ainda há empresas se adaptando ao home office. A boa notícia é que, a partir da crise, várias construtoras atentaram-se para atender à essa nova necessidade e estão investindo em coworking em condomínios.

Coworking é um escritório ou espaço compartilhado para trabalho — ou até mesmo para estudos. É um local para os moradores trabalharem em home office — no mesmo ambiente —, sem estar propriamente dentro de casa, mas nas dependências do condomínio.

Essa é uma tendência que já vinha ganhando força e, com a chegada da Covid-19, se tornou uma urgência nos empreendimentos. Continue a leitura para entender como o coworking pode ser uma solução inteligente para comprar seu próximo imóvel, seja para morar, seja para investir.

O que caracteriza um espaço compartilhado como um coworking?

Para ser considerado um coworking, o local deve oferecer soluções que o profissional utilizaria se estivesse na empresa: estação de trabalho (ou uma mesa com cadeira), computador, energia elétrica, sinal de internet e recursos básicos como água e banheiro.

Muitas pessoas que já trabalham à distância, mas que não contam com um bom espaço em casa, costumam alugar salas compartilhadas com empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço. Porém, empreendimentos que oferecem coworkings próprios facilitam isso para o cliente.

Isso acontece porque eles ganham tanto por oferecer um local mais atrativo para o comprador — já que esse é um modelo de trabalho que veio para ficar e já conta com mais de 20 milhões de brasileiros —, quanto por oferecer a possibilidade de seus moradores economizarem com aluguel. Acompanhe outros benefícios no tópico a seguir.

Quais as vantagens de escolher um imóvel com coworking?

O coworking nasceu, principalmente, para aliar duas coisas muito importantes no dia a dia dos profissionais: trabalho e qualidade de vida. Mas ele chegou trazendo diversas outras vantagens que, normalmente, todo trabalhador precisa para ter uma rotina de atividades mais saudável. Veja quais são algumas delas.

Sem estresse com trânsito

O trânsito é uma das piores chateações enfrentadas por quem trabalha fora. Principalmente se você mora e trabalha em cidade grande, o cenário é este: acordar cedo e chegar tarde devido ao tempo que perde no deslocamento de casa até o trabalho e vice-versa.

Quando há possibilidade de trabalhar no condomínio onde mora, o trabalhador tem mais qualidade de vida, pois não será submetido ao estresse que o trânsito causa diariamente. Por isso, ele poderá acordar mais tarde, chegar pontualmente ao trabalho, voltar para casa mais cedo e com a tranquilidade de dar poucos passos.

Mais conforto

Apesar de o home office ser uma necessidade para muitas empresas, nem todo mundo conta com um ambiente confortável e adequado dentro de casa para trabalhar. Com a disponibilização do coworking, o profissional terá um espaço específico para desempenhar suas tarefas, além de mais comodidade.

Menos distrações

Trabalhar em casa é uma tendência, mas acontece que, justamente por ficar mais tempo em casa, o trabalhador se depara com várias distrações: cama confortável, TV, geladeira, conversas familiares, entre outros fatores. No coworking isso não acontece, você sabia?

Como o coworking é um espaço elaborado e utilizado para atender fins profissionais, todas as distrações típicas de um lar não estarão ali para atrapalhar a produtividade do profissional. Com isso, ele terá muito mais foco para realizar as tarefas que realmente precisa.

Mais economia

Falamos aqui sobre o fato de poder economizar com aluguel de salas e escritórios para trabalhar, certo? Acontece que a economia pode ir além disso. É possível gastar bem menos com transporte ou combustível até o trabalho, assim como estacionamento e alimentação.

Também podemos citar a economia com vestuário social. Afinal, se você está trabalhando dentro do próprio condomínio, é mais fácil substituir a roupa social que seria utilizada na empresa por uma roupa mais confortável e adequada ao ambiente.

Melhores oportunidades para fazer networking

Quem atua em home office tende a ficar mais isolado, pois, em casa, é só o profissional e seu equipamento de trabalho. No coworking há mais possibilidades de conhecer novas pessoas e ampliar sua rede de contatos, já que outros trabalhadores estarão no mesmo ambiente. É uma ótima forma de trocar experiências!

Como escolher o melhor imóvel com coworking em condomínios?

Como vimos, o coworking é bastante vantajoso. Mas, para tirar o máximo proveito dessa tendência e ter uma boa experiência ao investir em um empreendimento que ofereça tal recurso, é importante considerar alguns pontos:

Visite o local antes de fechar o negócio

Conhecer o imóvel antes de comprar ou alugar não é uma dica nova. Mas e quanto à visitação do espaço em que você vai trabalhar todos os dias? Já pensou nisso? Ou observou apenas as fotos do local?

Tenha em mente que, tão importante quanto conhecer pessoalmente todos os detalhes do apartamento em que vai morar, também é preciso entender como é o espaço de trabalho. Por fotos ou vídeos não é possível saber se a infraestrutura oferece o que você precisa, como boa internet, privacidade, ventilação e iluminação adequadas, entre outros.

Atente-se às políticas de utilização do local

É necessário entender bem como funcionam as regras para utilização do local antes de fechar o negócio, pois pode haver particularidades que não serão vantajosas para você. Por exemplo: horário mínimo e máximo para utilização, taxas e condições para uso do espaço.

Pesquise várias opções

Escolher um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil e, muitas vezes, o morador pode ficar em dúvida entre duas ou mais alternativas. Se você está procurando esse tipo de espaço para trabalhar, a infraestrutura do local pode ser determinante no momento da escolha.

Imagine que um empreendimento ofereça um espaço mais amplo do que o outro e ambos têm preços equivalentes. Ou um imóvel em que o coworking fica próximo à área de lazer. Isso pode ser uma desvantagem em relação a outro que disponibilize um local mais tranquilo e menos barulhento. Vale a pena pesquisar com atenção antes de se decidir.

Ficou claro como o coworking em condomínios veio para revolucionar o segmento imobiliário em todos os sentidos? Ele oferece melhores oportunidades de negócios para as construtoras, benefícios para os moradores e vantagens competitivas para quem investe em imóveis. Por isso, não há dúvidas de que é uma forte tendência de mercado.

O espaço compartilhado de trabalho é uma alternativa interessante para você? Se adequaria a esse estilo? Divida a sua opinião com a gente deixando o seu comentário!

Fonte: Blog Trisul