Saiba como acabar com as formigas da sua casa
Talco de bebê e detergente são algumas das técnicas que podem ser usadas
Muitas donas de casa reclamam do problema de formigas domésticas, ou formigas doceiras, que aparecem na cozinha principalmente no verão. A grande dúvida é como acabar com as formigas, mas algumas soluções caseiras funcionam muito bem na maioria dos casos.
Segundo a bióloga e mestre em saúde pública, Lucia Schuller, essas técnicas devem ser usadas de forma constante, já que estão intimamente ligadas à manutenção. Já o uso de inseticidas não é aconselhável.
“Inseticidas para formigas caseiras não são eficazes, a não ser que utilize as iscas. Mas elas também não vão funcionar se não houver redução de abrigos para as formigas”, recomenda Lucia.
Mas, então, quais são as soluções caseiras que podem ser aplicadas? Primeiro é preciso fechar todas as frestas que encontrar. Pode ser um trabalho difícil, mas é importante para que o resultado seja positivo. Para saber onde está o formigueiro, monte uma “armadilha”.
“Ofereça mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável para as formigas. Elas virão e vão mostrar o caminho do esconderijo”, diz Lucia.
Depois de localizar as frestas, é hora de fechar o buraco. Para isso você pode utilizar massa de vedação, sabão ou qualquer outro material vedante. Mas, antes da aplicação, é bom injetar um pouco de água e detergente – nas mesmas medidas – porque atuam na camada protetora do corpo da formiga.
Outros lugares em que elas gostam de aparecer é na tubulação elétrica da casa e nas tomadas. “Nesses espaços, basta jogar uma camada fina de talco de bebê e, pronto, elas vão embora rapidamente”, orienta a bióloga.
É bom frisar que a eletricidade deve ser desligada para colocar o talco. E não utilize água com detergente em tomadas ou tubulações. Essa é uma combinação que não dá liga e pode ser muito perigoso.
Durante o inverno, as formigas buscam refúgio dentro de casa e a noite elas saem em busca de alimentos, principalmente na cozinha. Para Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento, a resposta para combater as formigas está na prevenção. “Como os sentidos mais apurados da formiga são o faro e o paladar, pode-se criar barreiras para impedir a invasão dessas pragas ao ambiente doméstico”, ensina.
Dicas de prevenção:
• Identifique a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras;
• Cuide da limpeza da casa diariamente com água e vinagre;
• Mantenha alimentos cobertos e protegidos ou em recipientes selados;
• Não deixe expostos restos de comida ou líquidos. Limpe-os imediatamente;
• Conserve latas de lixos tampadas;
• Lave sempre os potes de comida e aplique vaselina na base das tigelas dos animais;
• Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café;
• Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta;
• Nunca use veneno industrializado por conta própria, os formicidas podem se espalhar no ambiente doméstico e envenenar a família e os animais domésticos;
• Se nada der certo, a saída é procurar uma empresa especializada no controle de pragas.
Fonte: Revista ZAP em Casa
< Voltar