Com as férias chegando, começa a ansiedade e o planejamento para um momento muito esperado: as viagens. Mas é sempre bom lembrar que, para que esse momento seja ainda melhor que as expectativas, é necessário um bom planejamento, para que tudo ocorra sem grandes problemas ou imprevistos.

Para isso, separamos algumas dicas de como planejar as melhores férias da sua vida. Confira!

– O primeiro passo, é claro, é escolher o destino ideal. Para que seja uma decisão justa e boa para todos, é bom que essa escolha seja feita em grupo por todos que estarão incluídos na viagem, sejam familiares ou grupo de amigos. Opte por lugares que ofereçam diferentes tipos de entretenimento, para que seja possível agradar a todos.

– Após bater o martelo sobre o destino, chega a hora de decidir sobre quais lugares ou atrações locais serão visitados. Nesta etapa, todos devem ter o direito de dar seu palpite, para que o desejo de ninguém seja deixado de lado.
Em relação à programação, também é importante lembrar que os roteiros devem ser flexíveis o suficiente para lidar com imprevistos. Por exemplo: se você estiver tirando férias na praia e começar a chover, é bom ter outras coisas para fazer, como um passeio pelas atrações da cidade.

– Após decidir o roteiro, fica mais fácil de planejar os gastos da viagem, de acordo com as suas possibilidades. Fazer um orçamento geral é essencial para se saber quanto levar e com o que o dinheiro será gasto. Calcule gastos com transporte, alimentação, hospedagem, passeios e, é claro, lembrancinhas para a família. Além disso, é essencial que se tenha uma reserva para algum caso de emergência.
Esse passo é essencial para não se endividar e ter a certeza de que a viagem caberá no seu bolso.

– Chegou a hora de colocar o planejamento em prática. Você já decidiu se vai de carro, de ônibus ou de avião para o seu destino? Se for de carro, não esqueça de levá-lo ao mecânico e dar uma geral, para evitar surpresas desagradáveis, como um enguiçamento, no meio da estrada. Se for de ônibus ou avião, procure as passagens com a maior antecedência possível, para garantir um preço melhor.

– Ao viajar com um grupo, fica mais fácil de se negociar um quarto. Atualmente, as opções de hospedagem são muitas: hotéis, pousadas, hostels, resorts… Veja a que melhor cabe no seu bolso e atende às suas necessidades.

– Ao se planejar, se for possível, procure evitar datas festivas, como final de ano e carnaval. Nestas épocas, os preços costumam ser muito mais altos, além das cidades estarem ainda mais cheias.

– A hora de organizar a mala pode parecer um pesadelo, mas, se feito com antecedência e calma, pode ser mais tranquila. Faça uma checklist de tudo o que é necessário levar na mala, levando em consideração o clima e a temperatura do destino. Assim, você evita levar mais ou menos itens que o necessário. Além disso, não se esqueça de incluir um kit de emergência na mala, com remédios e materiais para machucados.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar na hora de organizar a sua próxima viagem, facilitando o seu dia a dia.

Tem mais alguma ideia? Conta pra gente aqui nos comentários!