IGP-M sobe 1,20% na 2ª prévia de maio ante 0,40% na 2ª prévia de abril, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) acelerou para 1,20% na segunda prévia de maio, ante avanço de 0,40% na segunda prévia de abril. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 18, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumentos de 3,28% no ano e de 4,08% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de maio. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 1,71%, em comparação com a alta de 0,46% na segunda prévia de abril.
O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,20% na leitura agora anunciada, após subir 0,27% em igual leitura de abril. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,44%, após registrar aumento de 0,37% na segunda prévia abril.
Na primeira prévia deste mês, o IGP-M havia subido 1,12%. O indicador é muito usado para reajuste no preço do aluguel. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia foi de 21 de abril a 10 de maio.
IPAs
Os preços dos produtos agropecuários no atacado, medidos pelo IPA Agrícola, subiram 0,57% na segunda prévia do IGP-M de maio, em comparação com a alta de 2,53% apurada na segunda prévia do mesmo índice em abril.
Já os preços dos produtos industriais no atacado, que são mensurados pelo IPA Industrial, tiveram alta de 2,10% na leitura anunciada nesta sexta-feira pela FGV, em comparação com a queda de 0,24% em igual leitura de abril.
No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,18% na segunda prévia de maio, após subirem 0,58% na segunda prévia de abril.
Já os preços dos bens intermediários apresentaram alta de 2,50% no índice agora divulgado, em comparação com a alta de 0,86% na segunda prévia do mês passado. Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram alta de 2,63%, em comparação com a queda de 0,18% na segunda prévia de abril.
Fonte: JB Online < Voltar