A cada dia que passa, a expectativa de vida dos brasileiros aumenta mais e mais, o que faz com que a população da terceira idade cresça consideravelmente. Isso impacta diretamente em vários aspectos e medidas que precisam ser tomadas para que essa etapa da vida possa ser desfrutada de forma saudável.

Uma das medidas mais importantes é a adaptação dos ambientes, para que fiquem mais funcionais. Muitas vezes, estes espaços precisam ser montados para atender as limitações dos idosos, como a mobilidade. Revestimentos, mobília e decoração devem ser pensados de forma a facilitar o dia a dia de todos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como deixar sua casa mais funcional. Confira!

– Muitos idosos acabam sofrendo quedas e se acidentando. Nessa faixa etária, esse tipo de incidente é muito perigoso, uma vez que os ossos se encontram mais frágeis. Para evitar quedas, a instalação de um piso antiderrapante é essencial. Com um bom projeto, é possível aliar beleza à segurança.

– Em casas que se faz necessário o uso de escadas, é imprescindível a instalação de corrimãos, que, segundo a ABNT, devem ter 92cm de altura. Se possível, é indicado que se instale rampas de acesso. Porém, caso seja impraticável a construção de rampas, é importante observar que devem ter a faixa antiderrapante nos degraus, e deve-se evitar escadas muito longas, com degraus muito altos ou que sejam cheias de curvas,  visando facilitar a mobilidade do idoso.

– Tapetes, fios soltos ou quaisquer tipos de obstáculos devem ser eliminados do meio do caminho, para evitar escorregões ou tropeços.

– Em ambientes com água, como os banheiros, é importante se atentar aos possíveis escorregões, já que o chão é escorregadio. Barras de apoio devem ser colocadas na separação entre a pia e o vaso sanitário, e dentro do box. Conforme a ABNT, a largura mínima do box deve ser de 80cm, e o desnível em relação ao piso do banheiro deve ser de 1,5cm. Dentro dele, é necessário incluir um banco de banho fixo, com largura mínima de 0,45cm, e deve ser instalado a 0,46cm do chão. O vaso sanitário deve ser colocado a uma altura de 10cm do chão, ficando mais alto do que nos banheiros tradicionais.

– A iluminação dos cômodos deve ser forte e uniforme, evitando a formação de sombras. Janelas amplas facilitam a entrada de luz natural durante o dia. Também é importante se preocupar com o contraste da porta com a parede, para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez.

Aproveite nossas dicas de decoração para tornar a vida dos idosos ao seu redor mais segura, afinal, eles merecem todos os cuidados do mundo. 😉