Os apartamentos com poucos metros quadrados podem ser um desafio na hora de decidir a decoração. Devemos tomar muito cuidado para não exagerar e tumultuar o imóvel com muitos móveis e objetos, impedindo a passagem na área livre.

O primeiro passo da reforma deve ser eliminar tudo que não é mais utilizado. Não esqueça: se você não usa um item há mais de três anos, é hora de questionar a sua utilidade e necessidade. Também devemos planejar muito bem os ambientes, afinal, espaços integrados e peças com diversas funcionalidades podem ajudar a ganhar um espaço extra.

Vamos às dicas divididas por cômodos:

– Cozinha: Transformar o espaço em uma cozinha americana – aquelas, separadas do resto da casa por uma bancada, pode ser uma boa ideia. Esse tipo de alteração no cômodo faz com que as quinas, locais vazios e até mesmo o pé direito do imóvel sejam aproveitados. E o melhor é que ele ainda pode ser utilizado como mesa de jantar e, assim, economizar ainda mais espaço.
Além disso, os móveis planejados podem ser seus melhores amigos na hora de ganhar espaço na cozinha. E, claro, é essencial mantê-los bem organizados, para que os utensílios como panelas, pratos e talheres fiquem bem acomodados. Esses móveis também já podem ser pensados para que os eletrodomésticos fiquem integrados ou embutidos, como os famosos cooktops.

– Quartos: Um dos truques mais conhecidos para transformar a decoração de um quarto pequeno é integrar espelhos a ela. Os espelhos dão a impressão de amplitude no ambiente, além de, claro, ajudarem na hora de se arrumar. Eles podem ser instalados em cabeceiras de camas, nas portas do guarda-roupa ou em uma parede vazia.
Outra dica é abusar de itens práticos e multiuso, como pufes, nichos, prateleiras e camas box daquelas com gavetas ou baú.

– Sala: Caso a sua sala seja pequena, procure evitar carregar muito em itens decorativos ou móveis, pois esse excesso deixará o ambiente apertado e prejudicará a circulação de pessoas. O formato dos móveis também pode influenciar. Por exemplo: mesas arredondadas e extensíveis podem ser uma boa ideia.
Outra dica: decore a parede com poucos quadros e invista em truques de ótica. Papéis de parede com listras horizontais deixam o local mais largo, enquanto as verticais trazem a sensação de um pé direito maior. E, independente da estampa escolhida, lembre-se: cores claras dão a sensação de maior amplitude no ambiente, uma vez que refletem melhor a iluminação.

– Banheiros: Aposte sempre em itens práticos, como ganchos, suportes, nichos, prateleiras ou estantes rasas para organizar os seus acessórios. Alguns desses itens, como os nichos, podem ser impermeabilizados e utilizados dentro do box, para arrumar os produtos que estão em uso, como shampoos, condicionadores e sabonetes. Mas preste atenção para não causar danos na estrutura dos canos.

Não se esqueça: para todos os cômodos da sua casa, duas dicas se aplicam: menos é mais, e a iluminação – principalmente a natural – deve sempre ser valorizada.

Esperamos que essas ideias possam te ajudar na hora de escolher a decoração do seu apartamento. E se você conhecer mais algum truque sobre o assunto, deixa aqui nos comentários, que nós vamos adorar compartilhar! 😉