O verão já chegou, e parece que a cada ano as temperaturas estão mais altas, ultrapassando os 40ºC isso sem contar com a sensação térmica. Nessas horas, viver nas grandes cidades pode parecer ainda mais complicado nessa fase de calor intenso, pois os grandes prédios impedem a circulação do vento, fazendo com que o calor aumente ainda mais. Sair na rua se torna uma tortura e o local que poderia ser um alívio, sua própria casa, torna-se também uma estufa. Porém, temos uma solução para tornar o seu dia a dia, especialmente a sua casa, mais agradável. Confira!

Muitas das vezes a decoração e a disposição dos móveis influenciam em como o seu aparelho de ar condicionado irá funcionar, inibindo a sua total capacidade de deixar o ambiente mais fresco. Aliás, tudo pode influenciar em como o ar de casa irá circular, até mesmo a posição das paredes.  A altura do ar condicionado, um móvel que está no lugar errado, casa muito cheia ou o modelo do aparelho errado podem fazer seu verão virar uma tortura, ao ponto em que muitos arquitetos estão sendo solicitados para tornar o ambiente mais fresco, e assim, adaptá-lo ao nosso clima tropical.

Hoje em dia, muitos produtos e tecnologias estão sendo desenvolvidos com o objetivo de melhorar esse problema térmico, como, por exemplo, as coberturas vegetais que podem diminuir a temperatura em até 2 graus e soluções de automação que fazem o fechamento das cortinas. Outro item que funciona como um ótimo regulador de temperatura é o brise soleil, que trabalha como um quebra-sol para varandas.

No entanto, antes de colocar esses elementos e usar de estratégias para bloquear o sol, lembre-se que não há só o bloqueio dos raios solares como também dos ventos, que é  elemento chave para o resfriamento dos cômodos. Por isso, manter uma janela para ventilação e que não receba tanto sol é muito importante, afinal, o ar dentro de casa precisa ser renovado (isso é fundamental para a saúde!). Para as casas que recebem muita luz do sol  e não têm como evitar o isolamento, temos algumas soluções: um cantinho verde, lâmpadas LED, que geram menos calor que as tradicionais, revestimentos térmicos, recipientes com água fresca espalhados pela casa, entre outros.

E temos mais um dica para você: na decoração, tente não usar tons escuros, principalmente nas cortinas, dê preferência as cortinas claras e leves. Assim, elas bloqueiam o sol, mas deixam o vento circular. Usar um blecaute em caso de sol muito forte, também é válido.

Entendeu como refrescar sua casa durante o verão? Sobrou alguma dúvida? Nos conte qual a sua estratégia para deixar a casa bem fresquinha!?