A gestão de um condomínio não é uma tarefa fácil, pois exige muito cuidado e atenção. Sendo assim, todos os facilitadores disponíveis podem – e devem – ser utilizados para simplificar a rotina de síndicos e moradores.

A tecnologia vem ajudando nesta tarefa, principalmente se pensarmos nos aplicativos de smartphone. Por isso, separamos uma lista com 5 apps que podem fazer uma grande diferença na rotina dos síndicos, otimizando seu tempo e facilitando suas tarefas. Confira a seguir!

– Evernote: as anotações são constantes na vida dos síndicos, mas papéis acabam ocupando muito espaço, além de sumirem ou rasgarem. A solução para isso é fácil: fazer as anotações diretamente no celular. Para isso, o Evernote é um aplicativo perfeito, pois permite criar notas e anexar arquivos de diversos tipos a elas, como vídeos, PDF’s e imagens digitalizadas. Tudo isso fica salvo na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo sem uma rede de internet disponível.
O Evernote está disponível para Android e iOS e é gratuito, mas possui opções extras que são pagas.

– Google Agenda: a organização e a atenção aos prazos são pontos essenciais para uma gestão de qualidade. Para ajudar nisso, destacamos a Google Agenda, app que fica vinculado à sua conta do Google e ajuda os usuários a organizar seus compromissos de forma simples e intuitiva. Ela pode funcionar como uma boa forma de lembrar de reuniões, prazos e entregas de documentos e relatórios. Além disso, é interessante ressaltar que você pode compartilhar seus calendários com outros usuários, facilitando que todos fiquem por dentro de todas as informações importantes.
A agenda do Google está disponível em versão Web e para Android e iOS gratuitamente.

– Trello: o Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ajudar bastante na organização das tarefas diárias. O aplicativo permite a criação de boards, onde o gestor pode adicionar tarefas, designá-las a alguém, inserir arquivos, criar lista e muito mais.
Ele está disponível para iOS e Android, além de ter uma versão web. É grátis, mas conta com uma versão premium.

– Doodle: agendar reuniões com os condôminos pode ser uma dor de cabeça para o síndico, especialmente em relação à disponibilidade de horários da maioria. Por isso, indicamos o Doodle, um aplicativo cuja proposta é facilitar esse Tip de organização. Com ele, o síndico cria um evento e deixa que os convidados escolham qual o melhor dia e horário para cada. Assim, ao final da votação, o app mostra qual a melhor data e horário para a maioria dos participantes.
Assim como os outros, o Doodle está disponível para Android e iOS e é gratuito, mas possui uma versão com mais recursos pagos.

– Wunderlist: para o síndico não perder suas tarefas de vista, é importante mantê-las sempre atualizadas e à mão. Para isso, ele pode contar com o Wunderlist, um app da categoria “to do”, ou seja, que lista as tarefas que precisam ser feitas. Ele permite a criação de categorias e subcategorias, alem de determinar datas e alertas e possibilitar o upload de arquivos como fotos, links, áudios e documentos em word ou PDF.
Ele é gratuito e está disponível para iOS e Android.