Uma boa gestão vai além do que é previsto pela lei

Administrar um condomínio demanda diversas ações que, muitas vezes, os moradores e até os próprios gestores não sabem bem ao certo quais são as obrigações de um síndico.

Entre essas atribuições, as previstas por lei, são: representar o condomínio; cumprir e fazer cumprir a Convenção; diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns; convocar assembleia; elaborar orçamentos; realizar o seguro da edificação e cobrar dos condôminos suas contribuições.

Entretanto, apenas cumprir as exigências básicas não garante uma boa administração. Considerando que a gestão de um condomínio é uma tarefa multidisciplinar, o apoio de uma administradora de imóveis é importantíssimo. Essas empresas possuem especialistas para lidar com cada demanda e, por isso, garantem a prestação de um serviço profissional, evitando riscos de desvalorização das unidades.

Mas, além da parte burocrática, em uma época em que os condôminos se mostram mais exigentes e conscientes, os síndicos que conseguem atuações de destaque e bons resultados são aqueles que se preocupam com a sustentabilidade. A implementação de medidas que evitem desperdício, favoreçam o meio ambiente e garantam a boa convivência entre moradores e sociedade pode ser um verdadeiro diferencial na hora de gerir um condomínio.

Para ajudar nesse sentido, veja alguma medidas que não são previstas por lei, mas colaboram para uma gestão de sucesso:

• É muito importante saber lidar com pessoas (funcionários, fornecedores, condôminos) e geri-las, reforçando o trabalho em equipe;

• Um bom síndico é capaz de ser conciliador e apaziguador, promovendo a integração das pessoas, estimulando-as a participar das decisões da administração do condomínio que são tomadas nas assembleias;

• Estimular a comunicação entre os públicos também está entre as qualidades desejáveis de um gestor condominial;

• Manter-se atualizado sobre novas regras e possibilidades de atuação pode fazer a diferença na hora de administrar.

O Secovi Rio também é uma ferramenta importante para uma administração condominial bem sucedida, já que os condomínios adimplentes com as contribuições sindicais podem usufruir de uma série de benefícios disponibilizados pela entidade.

Atendimento jurídico especializado, cursos e palestras com especialistas em gestão de condomínio, acesso a pesquisas e publicações que podem contribuir para o desempenho da função de síndico são apenas alguns exemplos. Conheça aqui todos os benefícios de estar adimplente com suas contribuições com o Secovi Rio.

(Secovi Rio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *