Chegamos ao meio do ano, época muito esperada principalmente pelas crianças e adolescentes por um motivo: as férias. Nestes dias de descanso e diversão, é importante que alguns cuidados sejam tomados, para garantir a segurança e o lazer de todos.

Para isso, separamos 5 dicas de cuidados para evitar acidentes e manter os pequenos seguros em seus momentos de diversão. Confira abaixo!

– Piscina: nós estamos no inverno, mas os dias de calor não são raridade mesmo nesta época do ano. Por isso, a piscina do condomínio ainda é uma das principais atrações para todos.

Além da presença obrigatória de um guardião, para evitar acidentes (que podem ser fatais!), os pequenos só devem frequentar o espaço com acompanhantes. Além disso, a instalação de pisos antiderrapantes também é uma boa opção para evitar quedas e escorregões.

– Playgrounds e parquinhos: essa é, provavelmente, a parte preferida dos pequenos, e, por isso, é essencial que algumas regras de segurança sejam seguidas.

Pisos emborrachados, por exemplo, evitam e amortecem quedas. Alem disso, é importante que a manutenção do espaço, para que tomadas, pregos, parafusos e outros objetos perigosos não fiquem ao alcance dos pequenos. Os brinquedos também devem ser inspecionados regularmente, bem como seguir as normas da ABNT.

– Elevadores: as crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas de elevador. A manutenção dos equipamentos deve ser feita, pelo menos, mensalmente, e deve sempre ser bem sinalizada. Placas devem ser utilizadas, alertando que o elevador não está funcionando, e a chave geral deve ser desligada, impedindo que ele seja acionado nos andares.

– Escadas: mais uma vez, estamos falando de um ambiente onde existe o grande perigo de quedas. Por isso, devem ser instalados pisos ou faixas antiderrapantes, além dos corrimãos. As escadas devem ser bem iluminadas e as portas devem ser do tipo “corta fogo”, que devem permanecer fechadas, porém não trancadas. Também é imprescindível que as rotas de fugas estejam sempre desobstruídas.

– Garagens: um dos grande riscos para os pequenos é o atropelamento. Por isso, nunca devem ficar sozinhos na área de garagem, muito menos brincarem por entre os carros.

Em todos os casos, é essencial que os pais ou responsáveis dos pequenos estejam atentos às brincadeiras, e sempre os instruam a respeitar as regras de segurança. Assim, a diversão das férias estará garantida!